terça-feira, 11 de setembro de 2012

"A Culpa é das Estrelas", Jonh Green



Ficha técnica de: A Culpa é das Estrelas
Titulo original: The Fault in Our Stars
Autor: Jonh Green
Data da Publicação: 09/2012
Editora: ASA
IBSN:  9789892320946  
Páginas: 256
PVP (em euros): 15,90

“Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita. PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.”




Este é mais um livro que anda a fazer furor internacionalmente e que começa também a encantar os leitores portugueses.

Confesso que iniciei esta leitura com espectativas um pouco elevadas, especialmente por ter lido muito boas opiniões, mas pessoalmente acabou por não ser um livro que me seduzisse por completo.

Hazel é uma adolescente que sofre de um cancro que não tem cura. Desde que este lhe foi diagnosticado, apenas se limita a viver um dia de cada vez e tenta ao máximo não criar laços emocionais com as pessoas, de forma a poder evitar o possível sofrimento futuro das mesmas. No entanto, a vida troca-lhe as voltas e numas das reuniões do grupo de apoio acaba por conhecer Augustus Waters, um jovem deslumbrante com uma força tremenda e um sorriso encantador. Os dois iniciam um amizade profunda e colorida que os vai ajudar a enfrentar de uma forma ligeira e até certo modo irreverente o problema de saúde que os afecta.

O enredo do livro por si só já é bastante tocante e é ainda mais quando somos confrontados com a idade das suas personagens principais. O escritor consegue abordar um tema forte e tocante como este, de uma forma irreverente, às vezes humorista e ao mesmo tempo sarcástica. Os sentimentos são nos transmitidos através de uma linguagem simples e jovem, mas por vezes crua, profunda e verdadeira.  

É um livro que nos faz reflectir na ironia da vida, na amizade, no amor, no apoio incondicional da família e como não devemos desistir de algo independentemente de todos os prognósticos.

Nota: Na página do autor podemos encontrar mais informações sobre o livro e as suas personagens. Deixo-vos também aqui um vídeo com uma entrevista feita ao escritor e outro do agradecimento aos leitores da Amazon. Se procurarem por mais vídeos no youtube hão-de reparar que John Green aparenta ser um escritor bem-humorado, divertido e bastante simpático.Confesso que só por isso fiquei com vontade de ler mais alguns dos seus livros.




Sem comentários:

Enviar um comentário